Bobina automotiva

Também conhecida por bobina de ignição – saiba um pouco mais

bobina automotiva de ignição silva jardim
A bobina de ignição (ou bobina automotiva) é uma peça que têm a função de transformar a tensão vinda do sistema de alimentação do veículo – varia entre 12 e 14V – em alta tensão – pode chegar a 45.000V. Essa nova tensão é transmitida até as velas por cabos de ignição e depois convertida na faísca que dará início a combustão.

Em motores que funcionam com carburador, o sistema funciona de uma maneira diferente. A carga produzida pela bobina é transmitida até o distribuidor que irá redistribuir a carga pelos cabos de cada vela. Nos veículos mais novos, a bobina já não é mais cilíndrica e quase sempre é laranja. As peças atuais possuem diversos tamanhos e formatos para se adequarem perfeitamente às necessidades do carro.

As bobinas de ignição funcionam a partir do princípio de indução magnética. O circuito primário da bobina é atingido por uma corrente elétrica vinda do sistema de alimentação. A variação de corrente faz com que o fluxo magnético da bobina mude também o que induz uma tensão secundária. E essa tensão é a responsável por produzir a centelha das velas de ignição.

Dica: Trocar o jogo de cabo ou de vela é muito mais barato que trocar a bobina. Por isso, opte por fazer as manutenções preventivas e evite gastos exagerados no futuro.

Quando trocar a bobina?

Em bom estado, a bobina costuma durar mais de 200 mil quilômetros. Mas as condições de uso podem reduzir, e muito, esse valor. Fazer manutenção periódica ajuda a manter a peça em ordem.

É importante verificar as velas, os cabos de vela e o alternador também. Isso porque a saúde da bobina depende de como a carga que ela emite está chegando nas velas e como elas geram a centelha a partir de então. Se a vela está desgastada, a folga entre os eletrodos é aumentada o que faz com que a bobina tenha que trabalhar mais que ocorra a faísca.

Se o cabo está ruim e aumenta a resistência, por consequência, a carga não passa como deveria e falta energia para a vela produzir a centelha. Se a resistência diminui, a carga passa com facilidade demais e danifica a vela.

Trabalhamos com as seguintes marcas

delphi silva jardim
Assuntos relacionados:
Bobina, Bobina de ignição, Bobina de ignição Silva Jardim, Bobina de ignição Casimiro de Abreu, Bobina de ignição Rio das Ostras, Bobina de ignição Macaé, Bobina de ignição Barra de São João, Bobina de ignição Rio Bonito, Bosch, Delphi
Sugestões
Lâmpadas | Farol | Lanternas