Escapamento automotivo

Saiba também sobre o “Silencioso”, que faz parte do escapamento

escapamento silva jardim
O silencioso é uma câmara dotada de várias divisões internas por onde passam os gases. Ao passar por esse percurso, as ondas sonoras do ruído perdem pressão e esse processo resulta na redução do barulho gerado pelo funcionamento do motor. Em sua composição podem estar a lã de vidro ou o basalto. Ele é uma peça componente do sistema de escapamento do veículo. Veja abaixo mais informações sobre esse importante sistema.

O sistema de escapamento do carro tem como função principal a eliminação de gases, que são gerados após a queima nos cilindros.Tem também a função de proporcionar conforto, ao deixar o barulho do motor no nível de ruído determinado pela legislação vigente, além de evitar que os gases tóxicos invadam o interior do automóvel.

Deve ser examinado a cada três meses ou 20.000 quilômetros. Nessas inspeções, os fixadores e abraçadeiras são os principais componentes a serem avaliados. No caso de uso em estradas esburacadas, trechos irregulares ou mesmo se o carro sofreu algum impacto na parte inferior, esses itens devem ser verificados.

Um fator que contribui para o rápido desgaste do escapamento é a má qualidade do combustível, principalmente a adulteração. A peça que mais sofre é o catalisador, que tem sua vida útil reduzida drasticamente.

Com o tempo de uso é natural que o sistema se deteriore, principalmente por causa da oxidação que pode ocorrer em razão da combustão do motor, que elimina água. As partes comprometidas devem de ser substituídas. Os cuidados com o escapamento contribuem para o bom rendimento e consumo do motor.

escapamento silva jardim

Dicas de manutenção

Para garantir que o sistema de escapamento de carro estará sempre com sua máxima eficiência, alguns cuidados devem ser observados:

1 – Sempre que possível, verifique os fixadores e abraçadeiras.
2 – Faça inspeções a cada 3 meses.
3 – Faça a revisão completa a cada seis meses ou a cada 20 mil quilômetros.
4 – Se alguma peça do sistema apresentar defeito, estiver corroída ou com falhas, está no momento da substituição.
5 – Cuidado ao passar por lombadas ou obstáculos elevados, pontiagudos ou soltos na estrada, como por exemplo um galho de árvore, pois o escapamento pode ser atingido e danificado.
6 – Evite fazer o carro pegar no tranco. Essa prática pode deixar a gasolina que não foi queimada escorrer pelo sistema de escapamento e isso pode danificá-lo.

escapamento automotivo

Trabalhamos com as seguintes marcas de escapamento

Assuntos relacionados:
Escapamentos Silva Jardim, Escapamentos Casimiro de Abreu, Escapamentos Rio das Ostras, Escapamentos Macaé, Escapamentos Barra de São João, Escapamentos Rio Bonito, Moura, Heliar, Zetta
Sugestões
Pneus | Amortecedor